ONG OCULARIS REFORÇA FORMAÇÃO EM SAÚDE VISUAL EM ÁFRICA COM MODELO INOVADOR E CONSOLIDA IMPACTO GLOBAL PARA COMBATER A CEGUEIRA INFANTIL

ONG OCULARIS reforça formação em saúde visual em África com modelo inovador e consolida impacto global para combater a cegueira infantil

 

A ONG OCULARIS, fundada em 2010 no Hospital Pediátrico Sant Joan de Déu, em Barcelona, continua a transformar o acesso à saúde visual infantil na África Subsaariana através de um modelo sustentável e inovador que alia educação, saúde e desenvolvimento, centrado na formação de profissionais como solução de longo prazo para o combate à cegueira infantil.

 

Constituída por Oftalmologistas, Optometristas e Técnicos de próteses oculares, a organização atua como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento), promovendo o desenvolvimento sustentável na área da saúde visual em países com poucos recursos, com presença ativa, especialmente no Senegal e em Moçambique.

Sob o lema “a educação é a chave para o desenvolvimento de um país”, a OCULARIS desenvolve programas universitários e técnicos em parceria com instituições africanas, capacitando profissionais locais através de mestrados e cursos técnicos. Estes programas incluem pós-graduações e mestrados em Oftalmologia Pediátrica, Optometria e Ortóptica, bem como formação prática em fabrico de próteses oculares. O objetivo: dotar os sistemas de saúde locais da capacidade de diagnosticar, tratar e formar novos profissionais, para que sejam autossuficientes, sem depender de ajuda externa.

 

A UPOOP, enquanto entidade que representa os Optometristas e a Optometria, em Portugal e no resto do Mundo, associa-se à Ocularis (ONGD de treino em saúde visual em países de baixo rendimento) para divulgação junto dos seus Associados, outras Associações e entidades, públicas e privadas, dos objetivos da Ocularis, em particular:

• na angariação de fundos necessários à continuação dos projetos em curso, especialmente em Moçambique.

• no recrutamento de voluntários optometristas com experiência clínica ou refrativa que queiram cooperar com a equipa OCULARIS;

• na revisão/melhoria da documentação de formação elaborada pela OCULARIS em português.

• na obtenção de ferramentas optométricas para os hospitais onde os alunos são formados (retinoscopios, caixas de lentes de teste, réguas de esquioscopia, quadros de teste, tonómetros, olhos teóricos, optotipos AV, teste LANG, LEA, Ishihara, ...);

• na divulgação da Ocularis e dos seus projetos por toda a comunidade;

 

Formação Global e Parcerias

 

O modelo combina 20% de aulas teóricas, através de uma plataforma online adaptada (eSalud), com 80% de formação prática nos próprios hospitais dos países parceiros. Esta abordagem permite que os profissionais aprendam a cuidar dos seus próprios pacientes com os meios disponíveis localmente.

Entre os projetos em destaque encontram-se:

·         Pós-graduação em Oftalmologia Pediátrica na Universidade de Dakar (Senegal)

·         Formação Superior em Ortóptica (Universidade de Thiès (Senegal)

·         Formação Superior em Óptica e fabrico de próteses oculares (Universidade de Thiès (Senegal)

·         Mestrado Clínico em Oftalmologia na Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique)

·         Mestrado em Optometria Pediátrica na Universidade de Lúrio de Nampula (Moçambique)

 

Outros Cursos para o Ministério de Saúde de Moçambique:

·         Curso de Optometria Pediátrica e Refração

·         Curso de Fabrico de Próteses Oculares

 

A organização também oferece um Mestrado em Optometria Pediátrica na Universidade Politecnica de Catalunha, em colaboração com o Hospital Sant Joan de Déu, destacando-se como o único do género na Europa. Com duração de 15 meses e formato semipresencial, o curso já conta com duas edições e participantes de vários países.  

 

O impacto é expressivo, entre 2019 e 2024:

• 57 oftalmologistas e 47 optometristas já foram formados,

• 21 médicos residentes,

• Foram realizadas mais de 7.400 consultas e 615 cirurgias,

 

O objetivo até 2026 é formar anualmente 6 Oftalmologistas e apoiar os 8 docentes até que consigam a autonomia completa.

 

O maior sucesso da ONG, segundo o director executivo Armand Valera, é o efeito multiplicador: “cada profissional capacitado forma outros, criando um impacto duradouro nas comunidades.”

 

 

Desigualdades gritantes no acesso à saúde visual

 

Um dos destaques do relatório mais recente da ONG é o mapa de acesso à saúde visual na África Ocidental, que revela uma realidade preocupante: mais de 90% das crianças africanas não têm acesso a cuidados oftalmológicos adequados, e 98% dos casos de deficiência visual infantil poderiam ser evitados ou tratados, com diagnóstico precoce e intervenção adequada.

 

O desequilíbrio é acentuado pela escassez de especialistas: enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda 4 Oftalmologistas por milhão de habitantes em países de baixo rendimento, muitos países africanos contam com apenas um profissional para mais de um milhão de crianças. Segundo dados da IAPB/OMS, países como o Senegal e Moçambique têm apenas 1,7 e 0,6 oftalmologistas por milhão de habitantes, respetivamente, contrastando com os 95 em Espanha.

 

Expansão e reconhecimento

 

Para além das iniciativas em África, a OCULARIS lançou também o primeiro mestrado europeu em Optometria Pediátrica, sediado em Barcelona, com edições anuais em curso, reforçando a sua missão de educar para multiplicar impacto. A ONG foi reconhecida de utilidade pública pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e é membro da IAPB (Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira).

 

A missão é clara: capacitar para transformar. E a visão vai muito além da Oftalmologia — trata-se de dar ferramentas para que os países desenvolvam, com autonomia, os seus próprios sistemas de saúde visual.

 

“A educação é a chave para o desenvolvimento de um país”, afirma Armand Valera, CEO da OCULARIS, sublinhando o compromisso da organização com a justiça social e a saúde global. Um princípio que continua a guiar cada projeto desta organização comprometida com um futuro mais equitativo.

 

Mais informações em:

 

site: ocularis.ong

facebook: @ong.ocularis

linkedIn: @ocularis.ong

instagram: @ocularis.ong

X: @Ocularis_ong

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=NSyzRNqFs5o

 

Próximo
Próximo

OPÓTICA Summit 2025